quarta-feira, 14 de março de 2012

Para que tanto estímulo?

Em um dos nossos encontros, o assunto veio à tona: excesso de estímulo nos bebês. Hoje a preocupação com o mundo que os espera acaba nos deixando ocupados em ocupá-los. E aí, coitadinhos, lá se vão as atividades extras para “ocuparem” ou pior “cansarem” os nossos pequenos. E eles, que mal chegaram a terra já estão cheios de obrigações.

Achei importante colocar esse tema aqui no blog para explicar melhor o que são os nossos encontros na minha casa. As aulas de música não têm como objetivo formar músicos :o). Muito menos obrigar a criança a fazer movimentos, a cantar, a mexer o corpo, bater palminha etc. Muito pelo contrário, o objetivo é não “TER QUE”.

Todos nós já sabemos que expor desde cedo o bebê a música possibilita a melhoria da sensibilidade, beneficia os processos de aquisição da leitura e da escrita e auxilia na melhoria da capacidade de memorização e de raciocínio. Além disso, o estímulo sonoro aumenta as conexões entre os neurônios e, de acordo com cientistas de todo o mundo, quanto maior a conexão entre os neurônios, mais brilhante será o ser humano.

Em nossos encontros esses ganhos acontecem de forma natural através da brincadeira e cantoria entre mães e filhos.  O objetivo principal é apenas curtir, brincar, gozar e proporcionar um momento prazeroso entre nós.

O prazer de estar com outras mães, cantando e brincando com seus filhos, me acalma e me traz paz. A Gabi adora quando estou nesse estado de espírito e curte a beça junto comigo. Ela se diverte com as caras e bocas que faço quando canto nas aulas. Eu acredito que esses momentos nos unem ainda mais. Com a certeza desse vinculo de confiança ela a cada dia é uma criança mais segura e, pronta para explorar o tatame, agarrar outro bebê e, claro, subir em cima do violão como ela tanto ama.

E vocês? O que percebem nos seus filhotes? Já observaram como os encontros os afetam? Alguma mudança nos seus comportamentos depois dos nossos encontros?

2 comentários:

  1. Cê,

    Acredito que as coisas que começam assim como uma brincadeira são as que crescem mais sólidas! Admiro muito este seu trabalho pq sei que você faz isso com todo o seu amor. É por isso que as aulas de música já são um sucesso!

    Parabéns pela iniciativa!

    Beijos, Cami

    ResponderExcluir
  2. Cê querida... mais uma vez, parabéns!
    Música é vida, é sentimento, é AMOR!
    Beijos
    Letícia

    ResponderExcluir